16 de novembro de 2010

- Causas.

A adesão de Portugal à Zona Euro e o processo de convergência deu origem a uma era de estabilidade de preços e de juros, relativamente, baixos e ocorrendo, ainda, a "democratização" do crédito, potenciada pela liberalização da banca pela inovação financeira, levando a uma forte concorrência do lado da oferta, sendo estes os factores que explicam o crescente endividamento das famílias.

9 de novembro de 2010

- Definição.

O Endividamento consiste no montante de passivos financeiros que são responsabilidade de uma entidade num determinado período de referência.
A entidade pode corresponder a um indivíduo, agregado doméstico privado, empresa ou entidade pública. O conceito de endividamento dos particulares está normalmente associado aos compromissos de crédito, nomeadamente crédito ao consumo (para aquisição de bens e serviços) e crédito à habitação, este último a principal fonte de endividamento das famílias portuguesas.

- INE.

5 de novembro de 2010

- Apresentação.

Pretendemos, com a criação deste blog, divulgar o nosso trabalho de Área de Projecto, de 12º ano, sobre o Endividamento.

O tema "O Endividamento" foi escolhido pelo nosso grupo devido a estar relacionado com a nossa área, sendo esta, a de Economia, à inquietação que causa nos dias de hoje, ao elevado número de ocorrências na sociedade e à noção errada que as pessoas têm sobre o endividamento.

Os nossos objectivos incidem sobre a compreensão e integração no trabalho, a transmissão de ideias necessárias e adquiridas para que seja possível evitar e lidar com o endividamento e, contudo, pretendemos ultrapassar ou até acabar com os "mitos" de senso comum que envolvem este tema.
Como actividades temos algumas programações para entrevistas com especializados no tema, questionários a população, visitas a instituições bancárias/monetárias para a recolha de informação, a criação de uma "tertúlia" do endividamento, entre outras coisas.

Temos, ainda, como diagrama do projecto, o seguinte: